terça-feira, 15 de março de 2011

Piorski


Estive em Fortaleza no Carnaval e aproveitei para conhecer a loja Piorski, que já conhecia pela internet. A loja é muito fofa, as vendedoras super atenciosas e o ambiente aconchegante. Antes de ir para lá, entrei em contato com a dona da Piorski, Adriana Piorski, e fizemos um bate-papo para colocar aqui no blog.
Blog cintiataira: Li no site que você começou vendendo para amigos e pela internet, mas como resolveu abrir seu primeiro ponto de venda? E foi difícil no primeiro momento?
Piorski: Na verdade foi uma ordem natural das coisas..claro que com muita ralação, noites em claro pra entregar encomendas, juntando dinheiro daqui e dali, pra conseguir sair de casa e montar um espaço maior pra produzir.
Foi dificil porque você sair de casa e montar um negócio de verdade, onde vc tem que pagar tudo, funcionários, luz, fone, água, limpeza e muitas outras coisas que em casa eu não me preocupava, mas serviu de crescimento, pois a empresa foi ficando cada vez mais organizada, profissional e até o tempo ficou mais funcional.
Comecei de uma brincadeira, vendendo para amigos, com a intenção de garantir o dinheiro do cinema, da festa do final de semana e foi dando certo.. comprei uma maquina e depois outra e meti a mão na massa.Blog cintiataira: Como era sua equipe (costureiras, funcionários em geral) no começo e como é agora?
Piorski: No começo éramos eu, minha mãe, minha irmã (que também é fotógrafa e cuida da imagem e relacionamento com cliente desde o início) e 1 costureira.
Quando me mudei para a Rua Maria Tomásia (ateliê e loja de 2007 até 2010), pude contratar mais pessoas, como é o caso de um cortador de peças, costureiras, revisoras, empacotadoras..
Hoje a mini-fábrica emprega  8 pessoas fixas (modelista, costureiras, revisoras, cortador,setor financeiro  e com a recente mudança para um endereço maior, pretendo estar aumentando a produção até meados de julho para atender também os revendedores em outros estados.
A loja do shopping também da emprego para 5 pessoas (gerente e vendedoras).
Blog cintiataira: Qual o significado da venda pela internet para a Piorski?
Piorski: As vendas na Internet para nós é o começo de tudo, nossa vitrine, nosso termômetro e contato direto com nosso consumidor. Cuidamos (eu e minha irmã) pessoalmente da Loja virtual, porque realmente é onde nasce tudo.. Fizemos o caminho inverso da maioria das marcas: Começamos em um território no qual hoje todo mundo sonha em migrar, que é a rede. De certa forma isso nos ajudou, pois a era digital veio pra ficar, mesmo com tanta oferta, foi importante termos conseguido conquistar um segmento virtual para depois partirmos pro espaço físico. Na verdade é como se tivéssemos uma loja em cada estado, aberta 24hs por dia e com a 
comodidade de receber em casa.
Blog cintiataira: A Piorski tem um estilo próprio, tudo muito sweet, você acha que uma mulher mais adulta pode usar essa moda?
Piorski: Creio que sim. Hoje a moda está bem globalizada, nada impede q uma garota sweet use peças com um toque minimalista, clássico e vice-versa..e o principal, com a era dos hipermercados de estilos, mesmo sem perder a identidade lúdica e girlie, conseguimos criar peças com bons cortes e mais atemporais para aquela cliente que ama a marca, mas já nao se sente tão à vontade para se vestir tão meninazinha.
Cito um exemplo da minha loja recem inaugurada no shopping del paseo, no qual a procura maior são por peças sweet mas com um toque mais clássico e atemporais. No site, não coloco nada muito básico, pq os clientes adoram justamente essas peças mais carregadas de informações e coloridas.
Então com o passar dos anos, com a experiência q fomos adquirindo e conhecendo do nosso consumidor e novos consumidores, conseguimos sem perder a essência( o sweet, color, lúdico e divertido), criar para os mais diferentes tipos de garotas.
Blog cintiataira: Vocês tem vontade de expandir a Piorski para outras cidades? 
Piorski: Tenho muitaa vontade de montar uma Piorski em vários estados, mas quanto a isso, pretendo planejar um pouquinho mais pra fazer algo bacana e que principalmente consiga atender a todo esse público.
Abri recentemente a loja no shopping de Fortaleza, e está sendo um universo novo, bem diferente da Internet, então pretendo trilhar com calma, como tudo q fizemos até agora, para quem sabe estar aterrisando em Recife, São Paulo e Brasília que são os 3 lugares que mais temos consumidores.
Blog cintiataira: Quais as suas inspirações para criar?
Piorski: Minhas inspirações são meio loucas hehee.. tudo q assisto, q gosto, filmes, novelas, cartoons, cultura pop, kitsch, quadrinhos, música.. me inspiro sempre no que faz parte do meu dia-a-dia.
Já fiz coleções inspiradas até na minha infância, no qual adorava assistir filmes do freddy krueger.
Blog cintiataira: O que aconselharia para as pessoas que querem cursar Moda e para as que acabaram de se formar?
Piorski: O conselho que eu daria é pra manter o pé no chão, porque 10% disso aqui é glamour e os outros 90% é de muito suor, trabalho, dedicação, abdicar de muitas coisas pra ter outras.
No final, se vc ama o que faz, o esforço vale a recompensa..porque não basta só pensar com olhos de criador de moda, tem que ter também o feeling/experiência para gerir negócios, fazer render suas idéias.
Adoro o meu trabalho, nunca imaginei q fosse dar tão certo e agradeço por cada dia ser diferente do outro, sem rotinas ou monotonia.

Adriana, muito obrigada pelas respostas! Sucesso para a Piorski. E gente, elas vendem pela internet, que maravilha, né! Entrem no site http://www.piorski.com.br e confiram as belezinhas!

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